A carne suína é aquele tipo de prato que sempre agrada e faz sucesso. Dentre os diversos cortes para fazer aquele jantar ou almoço especial, destacamos aqui a costelinha suína, um corte suculento e muito saboroso. E para provar que daí da cozinha da sua casa pode sair um prato digno de chef, vamos compartilhar algumas dicas de preparo e molhos para esse corte. Confira:

1 – Tempero

Sem dúvidas, o sabor é a parte mais importante do prato, sendo assim, um tempero equilibrado e marcante não pode faltar – sal, pimenta, alho e cebola, por exemplo. Para que isso seja possível, é ideal planejar a refeição com antecedência e deixar a carne temperando durante 24 horas.

2 – Cozimento

Essa etapa pode variar de acordo com a forma de preparo que você escolher. Uma das maneiras é a costela ao forno, inicialmente coberta com papel alumínio e depois mais 40 minutos sem o papel para dar aquela cor dourada que todos desejam.

O importante é não se esquecer de manter a suculência da carne, afinal, uma costelinha deve ser bem macia e úmida. Portanto, preste atenção no tempo de forno e, antes de servir, deixe a carne descansar de 20 a 30 minutos para ter certeza do ponto perfeito.

3 – Molho

Para servir, é só escolher uma opção de molho que harmonize com o cardápio. Veja alguns exemplos de molhos para servir com a costelinha suína:

Molho barbecue: Esse é o mais clássico de todos – o que mais acompanha carnes, no geral. Com o corte suíno não é diferente. Esse molho traz um leve sabor adocicado que suaviza o paladar. O melhor de tudo é que não é um molho difícil de achar no supermercado e, se preferir, é possível fazer em casa sem complicações. Seus ingredientes básicos são tomate, molho inglês, mostarda, alho, vinagre e açúcar mascavo.

Molho de mel e mostarda Dijon: É o molho ideal para quem quer surpreender e sair da rotina, possui o sabor picante da mostarda e a doçura do mel – tornando-se um ótimo molho para acompanhar cortes suínos. Seu preparo também é simples: mel, maionese, pimenta, vinagre branco e mostarda Dijon. Mas não exagere na mostarda, pois ela possui um sabor bastante intenso.

Molho de laranja: Outro queridinho das carnes suínas, esse molho de laranja exige um pouco mais de habilidades culinárias, já que é preciso reduzir o suco de laranja em fogo baixo e temperar com especiarias, como canela, cravo e outras especiarias. Também é interessante adicionar raspas de laranja para potencializar o sabor cítrico.

Molho de maçã: Pode até parecer uma combinação inusitada e que não dará certo, mas esse molho certamente surpreende. Para prepará-lo basta adicionar maçãs cortadas, suco de limão, água e açúcar refinado em uma panela e ferver em fogo médio, quando as maçãs estiverem bem macias é só amassá-las e despejar na costelinha.

Frigorífico Juliatto

Depois de tantas dicas e ideias de molhos, certamente você vai querer preparar essa deliciosa carne em sua casa. O Frigorífico Juliatto fornece cortes temperados selecionados, de qualidade e com um sabor incrível. Ganhe praticidade e sabor com a linha temperada Juliatto.

Clique aqui e saiba mais.