Você certamente já usou ou ouviu falar sobre a páprica, não é mesmo? Seu tom vermelho vibrante não a deixam passar despercebido, mesmo por quem nunca a utilizou…

São três tipos de páprica, ideais para diversos pratos e gostos: páprica doce, picante e defumada.

Quais as diferenças entre as pápricas?

Antes de começar, lembramos que, visualmente falando, ambas são idênticas. A páprica pode ser feita com pimentão vermelho ou pimenta seca. Quando moídos, resultam em um pó fino, com textura de uma areia um pouco mais fina.

O tom vermelho das pápricas muda muito pouco, mas é sempre bem vivo, o que faz dessa característica um bônus para qualquer prato. Veja mais:

1. Páprica doce

Essa é a que talvez seja a mais conhecida (e usada) das pápricas. Isso porque, quem vai comprar o ingrediente fica temeroso ao termo picante: “Será que minha comida vai ficar muito ardida?”, e com isso, leva a versão doce em seu lugar.

Por outro lado, quem teme que ela seja doce de fato, também pode ficar sossegado. Pois ela definitivamente não é doce como o açúcar, por exemplo.

A páprica doce é feita a partir de pimentões com sementes, conferindo um sabor sutilmente adocicado. Sua cor é um pouco mais escura.

Onde usar a páprica doce?

Seu uso é exclusivo para conferir cor aos pratos, como batatas assadas, arroz, pipoca e paella.

2. Páprica picante

A páprica picante talvez seja o tipo preferido dos chefs de cozinha. Ela não dá apenas cor aos pratos, mas também picância. No entanto – e aqui vai uma dica – na ausência da páprica doce, se você quiser dar uma corzinha ao seu prato, um pouquinho da versão picante não deixará ninguém com a boca ardendo.

A páprica picante é produzida com um tipo especial de pimentão vermelho e picante. Seu tom é mais claro e vivo.

Onde usar a páprica picante?

Esse tipo de páprica confere cor e picância a todos os tipos de carne. É muito usada, ainda, em molhos feitos com maionese, tortas, batatas, arroz e ovos, por exemplo.

3. Páprica defumada

A menos conhecida e encontrada das pápricas, é a que talvez tenha mais sabor – já que tudo que é defumado possui aroma e sabor inconfundíveis.

Na páprica defumada o pimentão vermelho é desidratado sob a ação de fumaça. Ela é escura como a versão doce.

Onde usar a páprica defumada?

A páprica defumada confere cor e sabor de defumado em molhos, sopas, carnes, pastinhas de aperitivos, juntada ao patê de salame, salpicada sobre pratos prontos, como linguiças, frangos e uma infinidade de receitas.

É importante falar que, após aberta, a embalagem deve ser bem fechada e guardada longe da luz e de locais úmidos, para preservar o sabor e a validade.

Frigorífico Juliatto

O Juliatto é um frigorífico que representa o segmento de derivados de suínos do Paraná. Atualmente, abastece mercados locais e regionais com uma variedade de 80 itens divididos em diversas linhas de produtos – salsichas, linguiças, defumados, salames, entre outros.

Clique aqui e saiba mais.