Início de ano é uma grande oportunidade para rever estratégias e traçar novos planos. Ter metas definidas e um planejamento para conquistá-las faz toda a diferença nos resultados obtidos. Para isso, é fundamental começar 2022 com convicção e foco no que se almeja.

Revisão de anos anteriores

Nada melhor que revisar o histórico financeiro da empresa para compreender os pontos de acerto e de melhoria. Nesse momento é recomendado analisar a fundo cada métrica, a fim de entender qual produto está oferecendo melhor retorno e qual está dando prejuízo, quais foram os principais gastos e como contorná-los, assim como outros fatores pertinentes ao caixa do negócio. Se o planejamento financeiro para 2020 faz parte de um conjunto maior, como metas a longo prazo de 5 ou 10 anos, é importante analisar se, com as atuais ações, a empresa está no rumo certo ou se precisa modificá-las para alcançar o objetivo traçado.

Análise de mercado

Após olhar para o cenário interno, é interessante também se atentar às projeções do mercado. Verificar relatórios que mostram perfil de consumo do público-alvo para o próximo ano são guias para entender que ações valem a pena o investimento. Por exemplo, se é possível constatar um aumento nas compras online e a empresa atualmente não está estruturada nesse modelo, essa é uma grande oportunidade de crescimento, que pode se mostrar um diferencial competitivo futuramente. Ter essa visão auxilia no aporte financeiro que será dado para cada ação do estabelecimento.

Metas realistas

Com o balanço financeiro e a análise de mercado em mente é possível criar metas realistas para o próximo ano. Apesar de viáveis, é importante que essas metas não sejam fáceis demais de serem alcançadas, afinal não engajaram a empresa a crescer e sair de sua zona de conforto. Por outro lado, também é importante balancear a dificuldade desses objetivos, para que sejam plausíveis e não acabem desmotivando a equipe. A dose certa de desafio aumenta o senso de propósito e torna o atingimento das conquistas um impulso para novos horizontes.

Indicadores estratégicos

Para a conferência dos resultados obtidos é fundamental o uso de métricas que contemplem informações sobre as demonstrações financeiras da empresa. Alguns exemplos mais conhecidos são a margem bruta de lucro, margem de custos e o retorno sobre investimento. Uma vez que cada mês possui suas particularidades, como datas festivas, feriados e outros fatores que afetam de modo diferente cada empresa, uma dica é comparar esses resultados com o mesmo mês de anos anteriores. Dessa forma é possível ter uma análise mais realista dos pontos de atenção.

Acompanhamento mensal

Dividir as metas anuais em objetivos menores torna possível ter uma melhor visão das ações que precisam ser realizadas por mês e até por semana. O balanço final de cada mês também proporciona um guia para o que está dando certo e o que precisa ser revisado, afinal de contas não é porque o planejamento é anual que ele precisa ser seguido à risca pelos 12 meses seguintes.

Celebrar cada conquista

Um ano é feito de desafios que muitas vezes fogem do que foi planejado inicialmente. Por isso, é importante comemorar cada ponto de avanço e estar preparado para revisar o que foi acordado. Circunstâncias fora do escopo são formas de crescimento e devem ser aproveitadas para aprendizado, de modo a não se repetir o erro no futuro.

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