Comanda e garçom parecem estar intimamente ligados, não é mesmo? Onde está um, o outro também está. Até aí nenhuma novidade. Afinal, esta ferramenta é presente na maioria dos bares e restaurantes e existem alguns tipos de comanda, cabendo ao estabelecimento escolher a melhor que lhe convém, de acordo com o fluxo de clientes e suas condições financeiras. Veja mais:

Comanda de Papel

É a mais tradicional e é indicada para empresas do ramo de alimentos cujo movimento de clientes é menor. Seu preenchimento é um processo mais lento, pois o garçom registra manualmente os pedidos. Há dois tipos de comanda de papel:

1 – Comanda com discriminação impressa

Os itens já constam na comanda e basta o garçom assinalar ao lado de cada um o que o cliente deseja consumir. Pode haver algum espaço para anotações à mão. A comanda conta ainda com campos para registros da quantidade e valor a pagar. Como antes mencionado, é utilizado em lugares com movimento mais tranquilo e com baixa variedade de produtos no menu.

A vantagem da comanda impressa é a economia de tempo e mais agilidade no atendimento ao cliente. A questão é que se o cliente decidir modificar seu pedido, o garçom vai levar mais tempo para encontrar um espaço na comanda para fazer o registro. Há casos em que a equipe da cozinha não entende a letra do garçom e o pedido tem grande chance de sair errado.

2 – Comanda com espaços em branco

É uma comanda customizável, mais simples e também utilizada em locais com menor fluxo de clientes. O garçom preenche os campos que já estão em branco e é possível adaptá-la a qualquer pedido. A desvantagem deste modelo é a perda de tempo para lançar cada solicitação, o que pode ser decisivo para o faturamento não ser o desejado.

COMANDA ELETRÔNICA

É a evolução das comandas. O garçom atende aos pedidos por meio de celulares, tablets ou computadores.

Recomenda-se a comanda eletrônica para restaurantes e bares de todos os tamanhos. Ela funciona de uma forma muito simples. Quando o cliente chega ao estabelecimento, o garçom abre uma comanda eletrônica. Os pedidos são registrados e virtualmente enviados para a equipe de cozinheiros. O processo fica muito mais ágil já que o garçom não perde tempo indo até a cozinha entregar a comanda. Ele já fica liberado para realizar outros atendimentos, garantindo dinamismo ao local.

Os pedidos ficam armazenados no sistema, evitando erros ou fraudes. A utilização de uma comanda eletrônica não é complicada, mas como envolve tecnologia, é importante capacitar os colaboradores para aprenderem a operá-la com mais desenvoltura.

Restaurantes, bares, lancherias, padarias,hamburguerias, pastelarias, cafeterias são alguns dos estabelecimentos que podem se valer da celeridade de uma comanda eletrônica.

Frigorífico Juliatto

Atuante no mercado desde 1967, o Frigorífico Juliatto oferece aos seus consumidores e parceiros carne suína de excelência. Sua linha de produtos agrada em cheio uma clientela cada vez mais exigente. Confiança e foco no atendimento norteiam a empresa, que se destaca como uma das melhores do ramo.

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