Até bem pouco tempo, o consumo da banha de porco era condenado pelos médicos. O argumento é que seu uso causaria danos ao coração. Porém, novas pesquisas provocaram uma reviravolta na gastronomia e, também, nas nossas mesas. Sim! Você pode usá-la na culinária desde que seja com moderação.

A banha de porco possui muitos nutrientes, é livre de gorduras trans e está presente na grande maioria das gorduras vegetais. Ela dá um toque todo especial na preparação dos pratos, porém, é preciso lembrar que seu uso deve ser comedido, como qualquer gordura que utilizamos na cozinha. Equilíbrio na hora de usar a banha de porco é o diferencial.

A banha de porco não libera compostos tóxicos quando cozida em altas temperaturas. O fato de acentuar os sabores dos alimentos faz com que seja a queridinha de muitos cozinheiros. Melhor ainda quando ela tem o acompanhamento de temperos como louro, alecrim e alho.

O que pode ser preparado com a banha de porco?

  • Tortas com massa podre
  • Feijão
  • Bolinho frito
  • Assados
  • Frituras
  • Caldos e sopas

Você já experimentou passar banha de porco pura no pão? É uma delícia! Recomenda-se aplicar uma camada fina. Pode ser usada também como acompanhamento nas torradas e biscoitos.

Como usar a banha de porco

Refogar: perfeita para preparar um arroz, selar um bife ou cozinhar ovos mexidos.

Fritar: a banha de porco aquece muito rápido e os alimentos fritos ficam bem crocantes.

Confit: para quem não sabe, a técnica francesa confit consiste em deixar o alimento cozinhando na gordura em temperatura baixa por várias horas. O resultado é muito saboroso e quando a técnica é aplicada nas carnes, a textura fica especial.

Massas: usar a banha de porco como ingrediente no preparo de biscoitos, empadões e tortas deixa as massas crocantes e deliciosas.

Se você quiser ir mais além, experimente, por exemplo, usar a banha de porco para finalizar um risoto e surpreenda-se como o arroz ficará mais cremoso.

Benefícios da banha de porco

  • Previne doenças cardiovasculares devido ao alto índice de gorduras insaturadas;
  • Rica em minerais como ferro, fósforo e cálcio. Contém ainda vitaminas do complexo B, C e D;
  • Fonte de ômega 3, a banha de porco é auxiliar no combate à depressão.

Por ser muito calórica, pessoas com problemas de peso devem moderar no consumo da banha de porco.

Tempo de durabilidade

  • Temperatura ambiente: trinta dias. A partir disso começa a ficar rançosa. Não se recomenda deixar fora de refrigeração;
  • Geladeira: até seis meses. Coloque em recipiente hermético para não fica impregnada com os odores dos outros alimentos;
  • Freezer: de seis a nove meses. Antes de congelar, ainda em temperatura ambiente, forme cubos com banha de porco e armazene em pequenos sacos dentro do congelador. Quando for usar basta retirar a quantidade necessária.

Sempre fique de olho na procedência da banha. Dê preferência às lojas que vendem produtos artesanais e que você já desenvolveu uma relação de confiança. Se você perceber que a banha está com odor azedo, cor diferente e gosto esquisito, jogue fora imediatamente.

Produtos de qualidade

Desde 1967 atuando no mercado, o Frigorífico Juliatto apresenta uma linha de mais de 80 produtos à base de carne suína. Os cortes são selecionados especialmente para você preparar aquele churrasquinho aos domingos com a sua família ou para se deliciar com aquela feijoada especial. Prezando o respeito ao consumidor, o Juliatto não cansa de surpreender seus clientes com a qualidade dos seus produtos e atendimento diferenciado.

Clique aqui e saiba mais.