Provavelmente você já deve ter ouvido algum mito sobre a carne suína: tem muita gordura? Transmite parasitas? Provoca doenças?

Mesmo que muitas dessas ideias continuem sendo propagadas, a verdade é que a carne suína é um alimento seguro e nutritivo.

Com o avanço tecnológico na produção da carne de porco, atualmente é possível consumir carne suína de procedência certificada e com rigoroso controle sanitário, garantindo a segurança alimentar e uma carne mais magra e rica em proteínas. Bem diferente dos porcos criados em chiqueiros, como era comum no passado.

Além disso, existem várias práticas que você pode adotar, na escolha e preparação da carne suína, tornando-a ainda mais segura e aproveitando melhor seus nutrientes e sabor.

Veja a seguir algumas dicas.

Acerte na escolha dos cortes

A carne de porco não apresenta maior quantidade de gorduras quando comparada a outras carnes como a bovina ou aves. Mas é possível diminuir ainda mais, por existir uma variação na quantidade de gordura nos diferentes cortes da carne de porco.

Se você visa reduzir o consumo de lipídeos, dê preferência aos cortes mais magros, entre eles: pernil, bisteca (sem gordura externa), e o lombo, o corte mais magro.

Além disso, é possível retirar a gordura aparente antes de preparar aqueles cortes mais gordurosos. Atualmente, existem no mercado novos cortes suínos que já são vendidos sem a gordura aparente, como o medalhão de filé mignon, carne moída e o bife de alcatra.

Cozinhe a carne corretamente

Acertar o ponto da carne suína é essencial para evitar contaminações e transmissão de doenças, assim como qualquer carne, garantindo um alimento seguro. Para isso são necessários alguns cuidados:

  • o ponto ideal da carne é bem-passado, garantindo que seu interior seja bem cozido com temperatura em cerca de 80 °C;
  • cortes grandes como o pernil devem ser cozidos por longos períodos, em torno de uma hora por quilo, para o calor chegar até o interior da peça;
  • aposte no cozimento em fogo baixo ou médio, dessa maneira o calor trabalha de maneira mais uniforme em toda carne.

Escolha as melhores formas de preparo

Para preparar essa carne de maneira saudável evite as frituras, prefira preparações assadas, cozidas ou grelhadas, utilizar uma fritadeira de ar (air fryer) também é uma opção mais prática e saudável. Pois, a fritura por imersão em óleo produz substancias maléficas para a saúde, além de adicionar gordura ao alimento.

O tempero faz toda diferença

Não pense que a carne suína preparada de maneira saudável perde em sabor, para conseguir um prato saboroso e suculento, basta acertar na hora do tempero. A carne de porco vai muito bem com marinadas, que valorizam seu sabor além de deixar a carne macia e suculenta. Também é uma ótima opção para preparação na air fryer, evitando que a carne fique seca.

Entre os temperos que combinam com a carne suína estão:

  • Ervas finas: traz frescor para a carne sem mascarar o sabor natural, ideal para grelhados;
  • Páprica: complementa o sabor da carne suína cozida e ensopada;
  • Shoyu: ideal para temperar a carne suína em receitas com gostinho oriental;
  • Limão: harmoniza o sabor da carne neutralizando a gordura, aumenta a suculência, além de auxiliar na destruição de bactérias;
  • Sal: utilizar pouco sal na carne suína, que já apresenta menor teor de sódio, torna o prato ainda mais saudável.

Acompanhamentos para carne suína

Para aproveitar ao máximo o sabor da carne de porco invista nos acompanhamentos, os molhos são ótimas opções para agregar suculência as carnes suínas magras, principalmente em assados e grelhados. A carne suína é muito versátil, combinando muito bem com inúmeros tipos de acompanhamentos, para uma refeição completa e saudável. Entre eles, farofas, purês, saladas frias e legumes salteados.

Frigorífico Juliatto

O frigorífico Juliato apresenta uma linha de produtos a base de carne suína com qualidade elevada e altos padrões de segurança alimentar. Isso porque, trabalha seguindo rígidas normas de segurança do Sistema de Inspeção Federal. Incluindo os cuidados com higiene, treinamento dos colaboradores e investimento em instalações e tecnologias.

Clique aqui e conheça os produtos.