Não é segredo que a picanha suína é uma carne que está no coração do brasileiro.

Pela sua maciez, suculência e sabor característico são diversos os modos de preparo dessa parte nobre do porco. Seja na frigideira, panela de pressão ou churrasqueira o resultado sempre surpreende. Um outro modo de preparo é assá-la no forno com os temperos e tempo certo.

Nesse conjunto ainda é possível acompanhar a carne com legumes como batatas, mandioca, alho e cebola. Para isso é importante saber com que se antecedência é preciso se preparar para o assado e que ingredientes ter em mãos.

Na sequência estão dicas de como preparar uma picanha suína no forno que realce seu sabor e surpreenda nos temperos.

Temperos para a Picanha Suína

A soma de condimentos aromáticos e ácidos é a chave para abrilhantar a picanha suína. Nesse mix de temperos é possível acrescentar vinho branco, limão, molho inglês pimenta e até mostarda dijon. A acidez e picância tornam mais leve a gordura presente na carne e realçam seu sabor.

Ervas finas como alecrim, manjericão e orégano também auxiliam na leveza e fragrância final. Caso se aprecie pratos agridoces, é possível assar a carne com abacaxi ou fazer um molho de mostarda e mel como acompanhamento.

Marinada

O segredo para o sabor e suculência da carne de qualidade está também no tempo que esta ficará marinando. O mais indicado é se preparar pelo menos um dia antes para deixar a picanha imersa na mistura e na geladeira.

Obviamente esse tempo está associado ao tamanho do corte, afinal de contas, pedaços menores necessitam de menos tempo em imersão para combinar os temperos. Caso se tenha pressa, uma opção é comprar a carne já temperada, que já tem todo o sabor necessário concentrado no produto e pula essa etapa de preparo.

Picanha Suína Recheada

O que já é bom pode ficar ainda melhor acrescentando um recheio para a picanha suína. Nesse momento é possível soltar a imaginação e combinar componentes como bacon, requeijão, queijos e até opções que não venham em um primeiro instante à mente, como damasco e ervas.

Caso se siga nesse caminho, é importante lembrar de segurar a carne com palitos de madeira antes de levá-la ao forno. Deste jeito a peça não abrirá e o recheio permanecerá firme no centro do preparo. Também é interessante não exagerar na quantidade adicionada, para que não vaze e atrapalhe o tempo de cozimento.

Picanha Suína ao Forno

Com a carne pronta para assar, o cuidado deve estar na temperatura do forno. A média recomendada é de 200ºC, para que a picanha fique um longo período assando sem queimar ou ressecar.

O uso de papel alumínio auxilia na distribuição e controle do calor por toda a peça. Chegando no ponto certo, o suíno já está pronto para consumo. Caso se deseje deixar crocante e com nova textura a peça, é possível tirar o alumínio e deixar dourar por mais alguns minutos.

Picanha Suína na Airfryer

Caso tenha dado água na boca e não se tenha fogão por uma situação de manutenção, mudança ou algum outro motivo, uma opção surpreendente é assar a picanha na Airfryer.

Para garantir que a suculência seja a mesma do preparo no forno é indicado, primeiramente, deve-se realizar cortes diagonais na capa de gordura da peça. Desse modo a gordura terá mais facilidade de derreter e também de combinar os temperos utilizados. Também é possível comprar a carne temperada e otimizar ainda mais o preparo.

Frigorífico Juliatto

Com mais de 50 anos levando carne suína selecionada para o consumidor, o Frigorífico Juliatto possui um amplo catálogo. Dentro dele está a Linha Temperada, que possui diversos cortes prontos para assar.

São costelas, paletas e, claro, a picanha suína. É a oportunidade de ficar ao lado de quem se ama e gastar menos tempo na cozinha.

Para conferir todos os produtos que só o Frigorífico Juliatto oferece clique aqui.