Uma das formas mais práticas e acessíveis de cozinhar pratos que tenham carne de porco é utilizando sua versão moída.

Isso porque o tempo de preparo é menor, existe uma grande versatilidade de receitas que podem ser preparadas e muitas vezes o preço é mais competitivo quando comparado a outros cortes de carne. Desse modo, saber fazer bom uso dessa proteína garante mais agilidade na cozinha e também traz novas possibilidades para as refeições do dia a dia e em ocasiões especiais.

Veja algumas dicas de preparos com a carne moída suína para surpreender toda a família:

Hambúrguer

É comum associar a preparação de hambúrguer caseiro com carne bovina, porém a opção suína também pode ser utilizada e se mostrar até mais saborosa. Nesse caso, é importante utilizar temperos que realcem as características sensoriais da carne, como pimenta, alho e sal. Além disso, a escolha dos acompanhamentos terá papel fundamental para completar o conjunto de sabores. É possível utilizar na montagem elementos cítricos, como os picles e cebola roxa. Molhos agridoces como barbecue e geleia de pimenta, também são uma boa aposta.

Bolinho de carne

Seja como recheio de sanduíche, petisco para acompanhar a cerveja ou como almôndega na macarronada, o bolinho de carne é destaque no quesito versatilidade. Para dar consistência em seu formato, é comum a utilização de batatas, farinha e ovo, em quantidade adequada ao formato e sabor que se deseja alcançar.

Porém, antes disso, é importante separar os condimentos que tornarão o bolinho mais gostoso. Nesse caso, é possível utilizar cebolinha, salsa e limão, sendo que em alguns preparos é comum a utilização até de vinho tinto seco para maior harmonização.

Rocambole de carne suína

Caso a ideia seja tornar a carne moída em prato principal, uma opção está no rocambole salgado. Utilizando a proteína como massa, é possível combinar diferentes recheios que oferecem um bom conjunto com a carne de porco e tornarão a refeição ainda mais especial.

Para isso é importante utilizar opções como queijo e presunto, milho e ervilha e até cubos de bacon, que tornarão mais fácil a parte de enrolar o rocambole. Se acontecer de a peça ficar muito seca, é possível servir um molho de acompanhamento para deixar o prato mais agradável ao paladar, sempre cuidando com o resultado dos diferentes sabores combinados.

Escondidinho

Outra indicação de prato principal é o escondidinho de carne suína. Esse é um exemplo que torna a carne de porco protagonista entre os ingredientes, uma vez que o preparo envolve elementos neutros como batatas e mandiocas.

Além disso, desde a preparação das camadas até a montagem, o prato se mostra de fácil realização, o que pode se mostrar a salvação em dias mais corridos ou em ocasiões marcadas de última hora. Outra questão é que, além de uma salada, ele dispensa outros acompanhamentos, tornando ainda mais prática sua preparação.

Salgados

Salgados como esfihas, coxinhas e risoles, tão comuns nas festas brasileiras, também podem ser recheados com carne suína moída. Além de combinar muito bem com os temperos que normalmente são utilizados, a carne de porco traz outro sabor para quem já se acostumou com esses salgados.

A boa notícia é que não é necessário acontecer um aniversário para testar essa combinação, uma vez que são ótimas oportunidades para o lanche da tarde e até como opção para a lancheira das crianças. Mas caso esteja se aproximando uma data comemorativa, apostar na carne suína como recheio é uma forma de surpreender os convidados e tornar a festa ainda mais especial.

Frigorífico Juliatto

Para os apreciadores da carne de porco, o Frigorífico Juliatto possui um mundo de opções em produtos e linhas especiais. Afinal, são mais de 50 anos aprimorando técnicas de produção e qualidade e que resultaram no amplo catálogo contendo mais 80 produtos à base de carne suína. Entre eles estão linguiças, salames e mortadelas de sabor único.

Mais informações sobre a linha de produtos do Frigorífico Juliatto estão disponíveis aqui.