Nos últimos anos, a carne suína tem sido cada vez mais presente nas refeições das famílias brasileiras. São vários os cortes possíveis, cada qual com o seu sabor mais ou menos apurado e com mais ou menos gordura, o que faz com que a carne suína se saia bem, compondo diversos pratos e com os mais variados tipos de acompanhamento.

Dentre esses cortes, os mais famosos são o lombo e o pernil, mas nem todo mundo sabe quais são as melhores formas de prepará-los nem quando um é mais indicado do que outro.

LOMBO SUÍNO

O lombo é um corte suíno com teor de gordura menor do que os demais, o que faz com que o seu preparo exija mais atenção a fim de se evitar que a carne fique ressecada. É justamente esta característica que faz do lombo uma carne mais delicada e deliciosa, que pode ser perfeitamente acompanhada tanto pela boa e tradicional farofa quanto por molhos de natureza cítrica.

A carne é de tonalidade mais clara e conta com mais fibras, sendo uma excelente opção para quem procura por um corte mais magro.

Quanto ao modo de preparo, o lombo fica excelente quando grelhado ou quando assado, quando a pouca gordura do corte pode ser ou não retirada. Como acompanhamento, a noz moscada, o gengibre e o abacaxi são excelentes opções, auxiliando até mesmo na melhor e mais rápida digestão do alimento.

PERNIL SUÍNO

O pernil, por sua vez, é uma carne bem mais gordurosa e suculenta do que o lombo, podendo ser servido com ou sem o osso. Um dos modos mais conhecidos de preparo do pernil é como recheio de sanduíches (carne desfiada), mas esta carne também vai muito bem com o clássico arroz e feijão brasileiro ou mesmo com um purê de batatas.

O ideal é que o pernil passe por mais tempo de cozimento, em uma panela de pressão, para que possa ser desossado com facilidade, quando a carne se torna mais macia e pode até mesmo ser desfiada para rechear deliciosos escondidinhos. Para quem prefere fazer o pernil assado, serão necessários pelo menos 40 minutos de forno, até o corte estar dourado por fora e devidamente assado por dentro.

A marinada é uma dica muito boa na hora de temperar todos os cortes de carne suína, principalmente se esse corte for o pernil, sendo necessário deixar por cerca de 12 horas imersa na marinada. Para as demais formas de tempero, pode ser necessário que o pernil fique em contato com as especiarias escolhidas por um período de até 24 horas para que o sabor seja, de fato, absorvido pela carne.

Frigorífico Juliatto é especialista em carne suína e conta com uma linha composta por mais de 80 produtos disponíveis que servem tanto para petiscos quanto para churrascos, feijoadas e lanches.

Todos os produtos contam com a qualidade incontestável do Juliatto, que já está no mercado há mais de meio século levando comida de qualidade à mesa das famílias brasileiras.

Clique aqui e saiba mais.