A nota fiscal é um item obrigatório para garantir que uma empresa tem suas operações ocorrendo de forma legalizada. Isso porque sua emissão regulariza a tributação ao Fisco, certifica que as mercadorias estão registradas e garante segurança ao consumidor.

Ela é um fator de credibilidade para o prestador de serviço ou comerciante, que tem no documento todas as informações relevantes para comprovação da compra. Por esse mesmo motivo, é um documento indispensável ao cliente, que tem registrado elementos como número de itens comprados, descrição, dados da empresa e outros.

O que é a nota fiscal?

Ao contrário do cupom fiscal, documento emitido pelo Emissor de Cupom Fiscal (ECF) que é mais utilizado no comércio varejista para comprovar uma operação fiscal e se destina principalmente ao consumidor final, a nota fiscal apresenta mais detalhes sobre a transação da compra e mais dados sobre o comprador.

Isso se mostra vantajoso para a empresa, pois reúne diversas informações pertinentes à venda, como valor de frete, dados pessoais de quem realizou a compra e dados fiscais de marca. Além disso, sua emissão é obrigatória e pode ser feita através de um software, que gera tanto o documento físico como o digital.

NF-e

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é o tipo mais atualizado e digital da nota fiscal, tendo sua obrigatoriedade implementada pelo governo em 2006. Sua criação foi idealizada de modo a diminuir os erros por registros manuais e conferir mais agilidade e segurança na hora de emitir o comprovante. Ela deve ser utilizada exclusivamente para venda de produtos, sendo que prestadores de serviço precisam emitir a NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.

Qual a importância para o consumidor?

Em primeiro lugar, um produto que possua nota fiscal traz ao consumidor a tranquilidade de comprar com mais segurança. Isso porque é nesse comprovante que estarão contidos todos os dados da transação da compra, o que ampara o freguês para solicitar a troca do produto ou registrar alguma reclamação, seja no Procon ou acionando um advogado.

Além disso, dependendo de sua localidade, o comprador pode participar de sorteios e receber outros benefícios ao solicitar a nota fiscal. Em alguns estados existem programas que incentivam essa prática, como é o caso do Nota Paraná no estado paranaense, que faz sorteios de prêmios regularmente e também oferece dinheiro de volta para quem pede CPF na nota.

E para a empresa?

Para garantir que as vendas estão ocorrendo de forma legal e registrada, a emissão da nota fiscal é imprescindível. Pelo correto controle, é possível aumentar a credibilidade da empresa no mercado e conferir mais peso ao nome da marca, sendo preferência para os consumidores. Além disso, trata-se de um importante aliado para fechar as contas no final de cada mês, uma vez que possui importantes informações contábeis.

A nota fiscal, além desses fatores de legalidade e contabilidade, é um indicador fundamental para promover estratégias comerciais de curto e longo prazo para a empresa. Uma vez que sua soma é um demonstrativo real de como está o andamento das vendas, é possível avaliar qual segmento deve-se investir ou então diminuir os recursos destinados e assim ter um melhor aproveitamento financeiro.

Frigorífico Juliatto

Sempre com o foco de entregar a melhor experiência para seu consumidor, o Frigorífico Juliatto atende a todas as condições legais para sua operação. Além disso, o constante aprimoramento da qualidade e sabor das suas carnes, tornou a marca referência em produtos suínos. A partir da sua fundação de 1967, a marca cresceu com organização e planejamento e hoje já conta com 11 linhas de produtos.

Para saber mais clique aqui.