Sempre presente na mesa das famílias brasileiras, a farofa é uma iguaria que faz parte do cardápio da semana e também das ocasiões especiais como aniversários, almoços de domingo e festas de fim de ano.

A farofa é indispensável no acompanhamento do churrasco, da feijoada e das carnes de porco, como lombo e pernil, e também no recheio das aves assadas como frango e peru. Além disso, ela vai muito bem nos almoços e jantares cotidianos. Afinal, quem resiste à farofa para acompanhar o arroz e feijão, o picadinho de carne e os ovos fritos do dia a dia?

A escolha da farinha

Na hora de fazer a farofa, a escolha da farinha pode fazer toda a diferença no sabor e na consistência da sua receita. Há várias opções no mercado, como a farinha de milho, a farinha de mandioca comum, a farinha de mandioca torrada e até mesmo a farinha de pão.

Independentemente da sua escolha, o segredo para uma farofa deliciosa é adicionar a farinha por último, ou seja, depois do preparo de todos os ingredientes, adicionar uma porção da farinha da sua preferência.

Ingredientes selecionados

Escolha uma boa gordura, como azeites de oliva, óleo de milho ou girassol ou a tradicional banha de porco. Também é possível preparar uma receita suculenta refogando os ingredientes na manteiga.

Para aromatizar e dar ainda mais sabor para sua receita, escolha condimentos e temperos que combinam cheiros e gostos diferentes. Você pode misturar alho e cebola, cominho e coentro desidratados, pimentas dos mais variados tipos e ervas frescas como salsinha e cebolinha.

Para incrementar a sua farofa, adicione algum tipo de carne defumada, como bacon ou linguiça calabresa. Os embutidos como presunto e apresuntado, cortados em cubinhos, também são ótimas ideias.

Para farofas mais fartas, a dica é acrescentar também ovos mexidos, ervilhas em conserva e azeitonas verdes ou pretas – em ambos os casos, prefira as azeitonas sem caroços.

E como a farofa é um prato versátil, é possível ainda aproveitar as sobras de comida que estão guardadas na geladeira. Não hesite em usar na sua receita os legumes refogados, como chuchu e abobrinha, ou um pedaço de pernil assado e desfiado do dia anterior.

Farofa com um toque de chef

Adicione um toque de chef no preparo da farofa utilizando uma receita agridoce. Para isso, algumas alternativas são as frutas frescas como a banana, as frutas secas como a uva passa e, também, as frutas em calda, como figos, pêssegos e abacaxi.

Essa também é uma ótima dica para os apaixonados pela farofa úmida, há boas opções para incrementar a sua receita. É só unir um pedaço de manteiga ou algumas colheres de calda, como aquelas das frutas em calda ou até mesmo melaço de cana.

Para acertar no preparo, pique as frutas maiores em pedaços pequenos e hidrate a uva antes de misturar todos os ingredientes. Nesse último caso, basta deixar uma porção da fruta seca em água morna por aproximadamente 30 minutos.

Depois é só misturar as frutas picadas ou hidratadas em sua receita e servir logo em seguida. Vale lembrar que as farofas mais úmidas e com pedaços de fruta precisam ser consumidas no mesmo dia ou ficarem armazenadas na geladeira para não azedar.

Frigorífico Juliatto

Especialista em carne suína, o frigorífico Juliatto oferece um catálogo recheado de produtos altamente selecionados para você contar com sabor e qualidade no preparo de suas refeições.

Conheça todas as linhas de linguiças, defumados e embutidos oferecidos pelo Frigorífico Juliatto clicando aqui.