Este embutido, extremamente saboroso, perfumado — quem resiste ao aroma de uma fatia de mortadela recém-cortada? — e peculiar, tem uma história interessante que começa na Itália bem antes de chegar ao Brasil. Vamos conhecê-la?

Qual é a história da mortadela?

Acredita-se que as origens da mortadela remontam ao Império Romano. O nome é derivado da palavra latina para “murta, murtatum”. A mortadela foi mencionada pela primeira vez em um documento de 1288 e tornou-se cada vez mais popular na Itália durante o período da Renascença.

Em 1770, o duque Francisco II de Modena concedeu o título de “herdeiro legítimo da arte de fazer mortadela” a Giuseppe Zamboni, de Bolonha.

Como a mortadela chegou ao Brasil?

Inventada há séculos, como vimos, existem muitas teorias sobre como a mortadela surgiu no Brasil, mas a explicação provável é que ela foi trazida por imigrantes italianos no final do século XIX, quando a empresa Zamboni & C., começou a exportá-la para o Brasil em 1812, onde rapidamente se tornou popular.

Os anos passaram e sua apreciação só aumentou nos últimos anos. Isso porque, no Brasil, esse alimento, que antes era tido como um tipo de frios popular (talvez por ser o de menor preço), servido fatiado e frio, consumido sozinho ou no lanche.

Porém, seu incrível sabor fez com que a mortadela chegasse às mesas mais sofisticadas, muitas vezes, preparada de forma criativa — como em forma de trouxinha recheada ou com molhos à base de mostarda e maionese.

Como a mortadela é feita?

Muito do sabor da mortadela se deve ao fato de ela ser defumada e curada, além de cozida. Ela é feita de uma mistura de carne de porco, além de especiarias.

Na Itália, um tipo de mortadela aromatizada com pimenta-preta e com textura macia e gordurosa, conhecida como mortadela di Bologna, faz muito sucesso por lá.

Quais as curiosidades sobre a mortadela no Brasil?

Você sabia que, atualmente, o Brasil é o maior consumidor de mortadela fora da Itália? A versão brasileira costuma ser aromatizada com alho e laranja ou contém pedaços de presunto, ou ainda bacon, sendo usada em uma variedade de pratos, como sanduíches, massas e até em pizzas. As versões com pimenta calabresa também são muito apreciadas pelo brasileiro, mas ao morder uma das pimentinhas expostas, o ardor pode incomodar alguns!

Atualmente, a mortadela pode ser encontrada na maioria dos supermercados e delicatessens de todo o Brasil. Ao escolher uma mortadela, procure uma que tenha uma textura suave e uma cor uniforme.

Evite salsichas secas ou com extensas faixas de gordura visíveis passando por elas. Para obter o melhor sabor, escolha uma mortadela envelhecida por pelo menos dois meses.

Agora, conheça a nossa linha de mortadelas. Uma ou mais delas agradarão ao paladar da sua família!

Sobre o Juliatto

O Frigorífico Juliatto nasceu em 1967, quando Ulisses Juliatto Filho, descendente de italianos, abriu as portas de sua fábrica de linguiças de pequeno porte em São José dos Pinhais. Seu intuito era levar à mesa dos brasileiros alimentos de origem suína de alta qualidade.

O tempo passou e, atualmente, a fábrica abastece mercados locais e regionais com 80 itens contidos em 11 linhas de produtos de alta qualidade.

Clique aqui e conheça o Frigorífico Juliatto.