Quem já visitou um restaurante tradicional argentino ou espanhol, certamente acabou se deparando com um fato curioso: descobriu que morcela e chouriço não são a mesma coisa. Esse é um pensamento bastante comum entre quem não conhece muito as culinárias desses dois países. Sim, de fato, morcela e chouriço são preparações distintas, porém ambas gostosas e que podem ser utilizadas em vários tipos de receitas.

Chouriço

Começando pelo chouriço ou chorizo como é chamado na Argentina. O principal ponto que deve ser entendido é que essa é uma linguiça argentina muito famosa por lá. Ela serve como ingrediente importante para vários tipos de receitas tradicionais argentinas como, por exemplo, choripán, guisado de lentilhas, bem como os assados das famosas parrilhas argentinas.

Dessa forma, o chouriço é um pouco semelhante àquela tradicional linguiça toscana dos churrascos brasileiros. O diferencial é o fato de ser composto por carne de porco picada que é misturada na base de vinho com especiarias que rende uma excelente marinada para essa linguiça. O perfume formado pelo vinho e as especiarias trazem um toque muito delicado que explica boa parte do sucesso do chorizo mesmo em outros países.

Uma das receitas mais tradicionais com chouriço no país vizinho é o choripán. Esse é nada menos que o lanche mais famoso das ruas de Buenos Aires. Em resumo, é um pão do tipo francês, dourado na manteiga e recheado com um excelente chouriço e o renomado molho chimichurri, que é uma mistura de diferentes ervas, secas ou frescas, com uma base formada pelo azeite.

Morcela

A morcela é algo totalmente diferente do chouriço, como já foi mencionado. Mas ela também é um ingrediente certo nos mais tradicionais churrascos argentinos.

A primeira curiosidade interessante, que talvez choca muitas pessoas, é que a morcela sequer possui carne na sua composição. Ela é um embutido à base de sangue e gorduras do porco, mas nenhuma proteína da carne suína é incluída nesse embutido. O sangue do porco é cozido e coagulado até atingir uma boa consistência para ser embutido na tripa natural. Esse é o grande motivo da morcilla, como chamam argentinos e espanhóis, ter aquela cor mais escura, avermelhada.

Para agregar sabor ao embutido, a morcela também passa por um processo de mistura com ervas e temperos que resultam em mais sabor ao prato. Alguns exemplos de temperos e ervas que compõem a preparação da morcela são: pimentão doce, orégano, páprica, gengibre, alho e cebola. Ela também é muito utilizada como entrada em churrascos, além de servir como base para o maripán, que é um lanche muito semelhante ao choripán, mas, neste caso, a estrela do lanche é a morcela.

Uma curiosidade muito interessante é que no Brasil é mais comum encontrar a morcela branca, que é fabricada sem a adição de sangue em sua formulação. E outro fato ainda mais curioso: em muitas regiões do país a morcilla é conhecida, na verdade, como chouriço.

Frigorífico Juliatto

O Frigorífico Juliatto é o lugar certo para quem está em busca de carne suína de qualidade. Desde os cortes mais tradicionais e requintados até a carne de porco que está no dia a dia das refeições dos brasileiros, além de embutidos e opções para lanches, o Juliatto possui as melhores opções e com o mais alto padrão de qualidade do mercado. A linha completa à base de carne suína possui mais de 80 produtos.

Para mais informações, basta acessar aqui.