Há centenas de anos, o salame é considerado uma iguaria que arranca suspiros dos paladares mais apurados.

Historiadores defendem que na Roma Antiga os salames eram feitos pelos camponeses e o segredo do sucesso estava na peculiar carne suína delicadamente moída, na proporção exata da gordura de alta qualidade, na irreverente combinação de especiarias e, também, na defumação singular das peças.

De lá para cá, o ingrediente se tornou um dos embutidos preferidos de muitas pessoas. Se você também é apaixonado por salame, confira nos tópicos a seguir oito dicas de preparos com salame que dão água na boca:

1 – Tábua de frios: excelente alternativa para quem quer receber convidados, mas não quer passar muito tempo na cozinha. A tábua de frios pode ser rapidamente preparada com diferentes tipos de queijos e embutidos fatiados: copas, presuntos, mortadelas e, claro, salames.

2 – Patê de salame: outra opção extremamente apetitosa e que poupa tempo dos anfitriões. O patê de salame pode ser facilmente preparado no processador. Basta misturar a iguaria com um pouco de creme de ricota e seus temperos favoritos. Não esqueça os pães, torradas e bolachas salgadas.

3 – Sanduíche de salame: o sanduíche de salame é uma variedade de lanche que pode ser deliciosamente consumida em casa ou também transportada na lancheira da escola, faculdade ou trabalho. Além do pão e do salame, escolha acompanhamentos como rúcula, tomate seco e molho de mel e mostarda.

4 – Bruschetta de salame: neste prato típico italiano os pedaços de pães amanhecidos recebem, além de saborosas fatias de salame, ingredientes como cebola, orégano e um fio de azeite. Para finalizar, é só levar ao forno convencional ou na fritadeira elétrica por alguns minutos.

5 – Enroladinho de salame: dica de preparo para quem literalmente ama colocar a mão na massa. O enroladinho de salame é feito com a tradicional receita de pão caseiro, mas na hora de moldar a massa, é recheado com fatias de salame. Um verdadeiro clássico da casa vovó.

6 – Espaguete com salame: em poucos minutos, uma receita rápida, prática e deliciosa. Aproveite aqueles ingredientes que estão esquecidos na geladeira e prepare um espaguete com salame para o jantar. Para acompanhar, que tal uma taça de vinho tinto suave?

7 – Risoto de limão e salame: uma deliciosa combinação de arroz arbóreo, vinho branco, manteiga, suco de limão e salame fatiado. Para completar, queijo parmesão – de preferência, ralado na hora. Não há quem resista a uma receita tão refinada quanto esta!

8 – Batata e salame gratinados: para o almoço de domingo, uma receita simples que rende muitas porções para toda a família se lambuzar entre uma garfada e outra. Tome algumas batatas cozidas e faça cortes horizontais em cada uma delas. Em seguida, preencha esses cortes com fatias de salame. Disponha as batatas em uma assadeira, tempere com sal e pimenta, regue com um fio de azeite e cubra com queijo parmesão ralado. Leve para gratinar por alguns minutos e pronto, pode avisar: “tá na mesa, pessoal”!

salame é um ingrediente versátil e que vai do lanche da tarde aos jantares em ocasiões especiais. De fato, ele é o protagonista de receitas que rendem muitos elogios. Agora, aproveite o momento para incluir uma das nossas dicas de preparo com salame no cardápio da semana.

Frigorífico Juliatto

Com um catálogo recheado de alimentos à base de carne suína especialmente selecionados para os queridos clientes, o Frigorífico Juliatto conta com mais de 80 produtos distribuídos em 11 linhas diferentes para você servir receitas deliciosas a toda a família e amigos.

Conheça a linha de defumados, salames e copas do Frigorífico Juliatto aqui.