A combinação mais brasileira que existe, o arroz e o feijão, faz sucesso em todo o mundo. E, é bem sabido, que qualquer um que experimente a comida do Brasil não esquece mais!

Você sabia que existem diversos tipos de grãos de arroz?

Então, que tal inovar para sair do tradicional arroz branco de todos os dias? Além de variar o cardápio, pode ser muito benéfico para a sua saúde. Preparamos uma seleção de vários tipos de arroz e formas simples e saborosas de utilizá-los como acompanhamento para pratos dignos de chef.

1. Arroz Cateto

Conhecido popularmente como arroz japonês, esse grão é mais arredondado e macio do que o tradicional. A maciez se deve à alta concentração de amido, o que também o faz ser mais cremoso após o cozimento. É perfeito para um risoto de paleta suína. Esse prato certamente vai impressionar os convidados e agradar a diferentes paladares.

2. Arroz Negro

Também chamado de selvagem, esse arroz tem um sabor marcante e possui diversos benefícios para a saúde. É rico em proteínas, fibras e minerais. Por promover sensação de saciedade, ele pode ser um aliado no processo de emagrecimento. Agora, se a intenção é preparar um almoço ou jantar para alguém especial, a combinação filé mignon suíno, arroz negro e brócolis americano será um sucesso.

3. Arroz Vermelho

Mais uma opção para quem busca por alimentos realmente nutritivos, o arroz vermelho contém quantidades significativas de zinco, fibras e ferro. Seu modo de preparo é semelhante ao arroz branco tradicional, porém seu sabor é bem forte e se aproxima do arroz negro. Pode ser cozido e consumido como uma salada, juntamente com cenoura, cebola roxa e azeite. Dessa forma, uma combinação perfeita é com lombo suíno assado, ideal para um almoço de domingo.

4. Arroz Basmati

Esse arroz é muito utilizado na culinária indiana, tem um sabor adocicado e é incrivelmente perfumado, fará sua cozinha convidar amigos e familiares só pelo cheiro. Quando optar por esse arroz, deixe a criatividade fluir e se permita testar sabores agridoces, tão típicos da culinária indiana. Pode funcionar de maneira deliciosa quando acompanhado de lombo suíno e abacaxi. Acredite, você vai se surpreender com essa harmonia de sabores.

5. Arroz Agulhinha

Definitivamente, esse é o queridinho do mundo, é o arroz mais consumido no planeta e, também, o mais acessível e versátil. Para encerrar essa lista de pratos de dar água na boca, a sobremesa: um clássico arroz doce, bem cremoso, perfeito não é mesmo?

Além dos tipos citados, existem muitos outros tipos de arroz, como o integral, que possui fibras e nutrientes importantes, e o parboilizado – que passa por um processo de cozimento ainda com a casca antes de ser embalado e vendido. Pouco se fala também do arroz glutinoso, o arroz asiático usado no preparo dos famosos bolinhos moti.

Você conhecia todos esses tipos de arroz?

Agora, para experimentar essas receitas aí na sua casa, você pode contar com as linhas de suínos do Frigorífico Juliatto. Desde linguiças saborosas, para elevar o nível do seu churrasco, até cortes especiais para as festas de fim de ano, o Frigorífico Juliatto garante segurança e qualidade.

Saiba mais em www.juliatto.com.br