Considerada uma das mais consumidas em todo o mundo, a carne de porco também é uma das mais ingeridas aqui no Brasil. Conhecida por dar mais sabor às comidas e por possuir cortes apetitosos, o bacon, a pancetta e o lombo são ideais para refeições especiais.

Esses cortes possuem especificidades entre eles, tornando cada um diferente. Nesse artigo iremos apontar as principais diferenças entre o bacon, a pancetta e o lombo. Quer saber mais? Confira!

Principais diferenças entre bacon, pancetta e lombo

Por serem cortes da barriga e lombo do porco, muitos consumidores possuem dúvidas no momento da escolha, mas a realidade é que elas possuem diferenças pontuais, principalmente durante o seu processamento.

Tanto o bacon, quanto a pancetta e o lombo são facilmente encontrados no país e muito consumida entre os brasileiros. Podem ser assadas ou cozidas e são normalmente encontradas já temperadas ou não.

A realidade é que esses ingredientes têm em comum apenas o animal do qual são obtidos, entretanto, como já mencionado, possuem características distintas.

Bacon

Presente em muitas receitas na culinária brasileira, o bacon pode ser considerado um dos cortes mais consumidos. Essa carne curada é uma parte da barriga, incluindo uma parte do lombo, ela é salgada e defumada. Há quem diga que esse processo de defumação foi realizado pelos chineses, inclusive, há mais de 4 mil anos.

Essa peça possui gordura macia e, por conta de todo o seu processo, é muito indicada para consumos fritos, grelhados ou assados. Possui um sabor muito marcante e característico, tornando o seu consumo muito mais apreciado.

Pancetta

Diferentemente do bacon, a pancetta não é uma carne defumada. É uma parte da barriga do porco, porém, seca e curada com sal e outros temperos. Muito utilizada em prantos principais, essa peça é desossada e muito suculenta.

A pancetta possui um processo diversificado de preparação, e é inclusive, de onde o salame é derivado.

Lombo

Considerada a parte mais magra e macia do porco, o lombo fica localizado entre o ombro e as patas traseiras do animal. A versatilidade desse corte é uma das características mais marcantes. Pode ser assada por inteira ou frita e grelhada em partes.

É importante dizer que quem optar por assá-la, terá uma carne super suculenta e macia. O lombo é conhecido por ser uma parte mais nobre do porco, principalmente por sua flexibilidade no momento do preparo.

Conheça o Frigorífico Juliatto

Fundado em 1967, o Frigorífico Juliatto possui uma trajetória de muito sucesso levando produtos de altíssima qualidade até a mesa dos seus consumidores. Carrega em sua identidade o lema que diz: “Comer bem é uma arte.”

Possui uma linha com mais de 80 produtos que são à base de carne suína e possui cortes selecionados. Do churrasco ao lanche, a Juliatto se faz presente na mesa dos paranaenses.

Para saber mais, clique aqui e confira!