Benefícios da Carne de Porco para a Saúde

Esqueça os mitos e aproveite todo o sabor e a riqueza nutricional da carne de porco.

Pesquisas indicam que a carne suína é a preferida do consumidor brasileiro em termos de sabor.

 

Com composição nutricional similar à carne bovina, a carne de porco é extremamente saborosa e nutritiva sendo fonte de proteínas, vitaminas e minerais.

 

Rica em vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B1 (tiamina) que está relacionada à assimilação dos carboidratos e contribui para o sistema nervoso e neuromuscular.

 

A carne de suína pode trazer muitos benefícios à saúde, pois é rica em proteína, vitaminas e minerais como ferro, potássio, cálcio e fósforo, além de vitaminas do complexo B. A carne de porco também contém selênio (antioxidante), zinco (defesa do organismo) e possui mais ferro do que a carne de frango.

 

Uma das virtudes da carne suína é o seu teor de potássio. Pessoas com hipertensão devem diminuir o consumo de sal (cloreto de sódio) para abaixar os níveis de sódio do organismo. Por isso, a carne suína é a mais indicada para alta pressão sanguínea, já que o potássio ajuda a regular os níveis de sódio que aumentam a retenção de líquidos no corpo.

 

A carne de porco é ainda fonte de proteínas necessárias na reconstituição das fibras musculares e na formação de novas células.

 

MENOS GORDURA
Atualmente o suíno possui 75% menos gordura em relação há 60 anos.
Esta carne, hoje, contém 16% menos gordura e 27% menos de gordura saturada quando comparada com a de 20 anos atrás.
Muitos cortes são agora tão magros quanto à carne de frango, como é o caso do lombo.

Os melhores cortes são lombo, paleta e pernil, cujas porções cruas de 100 g têm respectivamente 158, 102 e 137 calorias.

 

MAIS SEGURANÇA
Hoje a Inspeção Sanitária é muito mais rigorosa na prevenção da cisticercose.
Os animais recebem água tratada, alimentação adequada e são criados em instalações higienizadas.
Por isso, antes de consumir a carne de porco, verifique se ela foi submetida à inspeção da Vigilância Sanitária e também se foi cozida ou assada devidamente.